Fichamento 3


Aluna: Thaís Araújo Santos
Matrícula: 09/0014308

FICHAMENTO 3
MORAN, José Manuel. A INTERAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.

O autor inicia o texto com a seguinte citação,
As tecnologias evoluem em quatro direções fundamentais:
Do analógico para o digital (digitalização);
 Do físico para o virtual (virtualização);
Do fixo para o móvel (mobilidade);
Do massivo para o individual (personalização)
Carly Fiorina, ex-presidente da HPackard
Dizendo também que “a digitalização permite registrar, editar, combinar, manipular toda e qualquer informação, por qualquer meio, em qualquer lugar, a qualquer tempo. A digitalização traz a multiplicação de possibilidades de escolha, de interação. A mobilidade e a virtualização nos libertam dos espaços e tempos rígidos, previsíveis, determinados.”
Antigamente, as tecnologias eram separadas umas das outras. O computador não tinha as mesmas funções do celular e da câmera digital, por exemplo. Hoje em dia, tudo está interligado, é possível encontramos celulares que navegam na internet, tiram foto e tocam músicas no mp3. Tudo isso em um só aparelho.
É claro que a educação também não fica de fora, as “empresas estão muito ativas na educação on-line e buscam nas universidades mais agilidade, flexibilização e rapidez na oferta de educação continuada. Os avanços na educação à distância com a LDB e a Internet estão sendo notáveis.” comenta Moran, pois apesar de ainda estarmos presos no tempo e espaço escolar, a tecnologia ganha seu espaço gradativamente.
Hoje em dia, é evidente encontrarmos escolas que utilizam o ambiente virtual como complemento para a aprendizagem. O fato dos estudantes não precisarem comparecer nas aulas com local e tempo fixos, está começando a provocar mudanças profundas na educação presencial e a distância. “Na presencial, desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporalizado. Podemos aprender desde vários lugares, ao mesmo tempo, on e off line, juntos e separados.”, e na educação a distância  por ser “uma atividade muito solitária e exigia muito auto-disciplina. Agora com as redes, a EAD continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal.” lembra o autor.
Mas apesar de todo esse avanço, ainda há alguns problemas nessa integração entre a tecnologia e a escola. Os modelos de ensino focados no professor continuam predominando dificultando essa cultura escolar inovadora, embora acredite que a educação presencial é importante por haver um maior convívio social e também pelo fato de muitas crianças e adolescentes, por ainda não serem totalmente maduros, não terem ainda a autodisciplina de aprender somente no mundo virtual. Por isso, Moran destaca que “o aluno desorganizado poderá deixar passar o tempo adequado para cada atividade, discussão, produção e poderá sentir dificuldade em acompanhar o ritmo de um curso. Isso atrapalhará sua motivação, sua própria aprendizagem e a do grupo, o que criará tensão ou indiferença. Alunos assim, aos poucos, poderão deixar de participar, de produzir e muitos terão dificuldade, à distância, de retomar a motivação, o entusiasmo pelo curso. No presencial, uma conversa dos colegas mais próximos ou do professor poderá ajudar a que queiram voltar a participar do curso. À distância será possível, mas não fácil.”
Outro ponto importante a ser discutido é o de que muitos professores não se sentem preparados para utilizar e usufruir de toda essa mídia. Eles acabam tentando retardar esse recurso, a fim de  “fazer pequenas concessões, sem mudar o essencial.” além de muitas instituições não darem as devidas condições para o aprimoramento nessa área digital. Infelizmente, “a maior parte dos cursos presenciais e on-line continua focada no conteúdo, focada na informação, no professor, no aluno individualmente e na interação com o professor/tutor.” ressalta o autor. A educação está voltada mais para o ensino conteudista do que para a vida em sociedade que é uma pena, pois muitos possuem pós-doutorado na vida profissional sem ao menos terem se formado na vida pessoal. O que quero dizer aqui é que aprender os valores da vida ajudam, e muito, para uma carreira de sucesso, sem ter que deixar os princípios de lado e passar por cima de dos outros para alcançar qualquer objetivo.
Por fim, concluo dizendo que é de extrema importância integramos a tecnologia virtual com a presencial. Os sites de busca na internet auxiliam no conhecimento e aprendizado sobre quaisquer dúvidas e o convívio social contribui para o enriquecimento de idéias e trocas de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário