quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Olá pessoal,

segue meu vídeo sobre Jogos na Educação Infantil, espero que gostem!

ah, vai também o link de outro site de jogos on-line, adoorei!




até maais ;*

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A importância dos jogos educativos

          Jogos educativos são uma importante forma de incentivar as crianças a aprender enquanto se divertem. Jogos aparentemente sem grandes conseqüências realizam nas crianças uma enorme função de mobilização das capacidades motoras e cognitivas e promovem uma verdadeira revolução na forma como essas crianças encararão a vida em seu futuro. Pode não parecer, mas estudos científicos comprovam que as crianças expostas a jogos infantis educativos têm um desenvolvimento mais acelerado e mais amplo do que as crianças privadas deles – ou seja, os jogos educativos são excelentes para o desenvolvimento infantil.

          Por isso que os pais devem ter sempre disponível em casa alguns desses jogos educativos para que seus filhos possam brincar com eles sempre que desejarem. Ao mesmo tempo, devem incentivá-lo a fazê-lo simplesmente apresentando-os aos jogos e passando algum tempo divertindo-se juntamente com eles. Isso criará nas crianças à vontade de jogar e de brincar com esses joguinhos e brinquedos educativos enquanto elas passam momentos agradáveis com a família.

          Por mais problemático que seja a questão do tempo disponível; é importante que os pais entendam que as brincadeiras são fundamentas para o correto desenvolvimento de seus filhos quer mental, quer fisicamente.

jogo educativo quebra cabeça

          Jogos simples e corriqueiramente vistos nas brincadeiras de crianças de todas as idades e que resistiram ao passar dos anos são a opção ideal de jogos educativos para que se mantenha em casa. Afinal de contas eles tiveram suas qualidades aprovadas e comprovadas ao longo de gerações de crianças e resistem muito bem ao assédio dos computadores e dos jogos eletrônicos nos dias de hoje. São os jogos de colorir, o xadrez, os blocos de construção, os jogos de montar com bichinhos ou formas geométricas grandes e muito coloridas, os quebra-cabeças, jogos e brinquedos que emitam luzes coloridas e sons variados, bonecos com rodinhas e bichinhos que tenham elementos em seu interior, livros onde as crianças podem participar das estórias, fantoches, dedoches, pinturas a dedos e inúmeros outros tipos de jogos e brincadeiras que a família pode manter em casa e passar horas divertindo-se com seus filhos na mais profunda interação entre pais e filhos. Tudo isso, é claro, adequado à faixa etária de suas crianças. Esses jogos educativos e brincadeiras representarão os laços já existentes e a criação de outros que se manterão por mais tempo e representarão para os filhos um desenvolvimento saudável e a formação de um adulto mais seguro e mais feliz.
          O importante é permitir que as crianças escolham os jogos e brincadeiras de forma espontânea; sem que haja imposições ou cobranças pelo imediatismo e pela ansiedade das mães.          
          Lembre-se que os jogos educativos e as brincadeiras só surtirão plenamente os seus efeitos benéficos se forem explorados num ambiente de interação prazerosa e de troca de carinhos e atenção.
          Uma criança que se transforma em um adulto formado, seguro, capaz de enfrentar os desafios do mundo moderno e senhor de suas faculdades é o objetivo de todo pai e de toda mãe que desejam criar seus plenamente e sintonizados com o que há de melhor para o desenvolvimento deles. Entender que para isso, muitas vezes, coisas simples e usadas há dezenas de anos são elementos fundamentais e essenciais para atingirmos esse objetivo é a chave para nos transformarmos em boas mães e em bons pais.
         

Fonte: http://www.saudebeleza.org/saude-crianca/jogos-infantis-educativos/

Exposição 'GAME ON - O jogo começou'

'O jogo é uma atividade vital da condição humana e está no cerne de toda cultura'


GAME ON – O JOGO COMEÇOU

LOCAL: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
ENDEREÇO: SCES, Trecho 02, Lote 22
DATA: 27 de Janeiro a 26 de Fevereiro
HORÁRIO: de Terça a Domingo, das 9 às 21 horas
ENTRADA FRANCA

Olá pessoal, hoje vim dar uma dica de cultura e lazer.



O Ministério da Cultura e o Banco do Brasil, estão apresentando o :  ‘GAME ON – O jogo começou’, que é uma exposição que explora todo o panorama histórico dos jogos eletrônicos, desde os primeiros fliperamas até as plataformas atuais, exibindo também a cultura e as artes ligadas as videogame.      


Idealizada e desenvolvida pela instituição inglesa Barbican Centre, um dos principais centros de arte da Europa, a exposição proporciona ao público a interação e experimentação de 120 jogos e consoles de diversas épocas, divididos nas 11 seções montadas para o evento, além de ter acesso a toda história desses games.


Ao realizar esta exposição, o Centro Cultural Banco do Brasil coloca em destaque a arte eletrônica que, por meio do videogame, tem influenciado a cultura e as produções artísticas de várias gerações.


Há duas seções de exposição:


·         Galeria 2            


Onde encontramos os primeiros games; consoles caseiros; famílias de games e revistas.


E o


·         Pavilhão de Vidro





Onde encontramos seções da cultura de jogos nos EUA, Europa e Japão; personagens; crianças; som; múltiplos jogadores e tecnologia do futuro.


Essas fotos eu tirei no dia em que fui e adorei a exposição! Brinquei com vários jogos e fliperamas, pude lembrar um pouco da minha infância, pois tem videogames bem antigos que hoje não existem mais. O tempo máximo que eles estipularam para jogar em cada jogo é de 15 minutos, embora eles nem fiquem contando o tempo e você pode jogar o quanto quiser. (hehe) Indico muuito vocês irem lá, pois além de ser divertido é um espaço cultural muito apropriado e interessante!


Além disso, ainda irá acontecer uma MESA-REDONDA sobre a RELAÇÃO ENTRE GAMES E EDUCAÇÃO, amanhã (08/02/2012) às 19:00 horas. Será no AUDITÓRIO DO CCBB, e entre o PÚBLICO-ALVO estão: professores, pais, alunos e demais interessados. Com entrada GRATUITA e CLASSIFICAÇÃO:LIVRE.


O que é muito interessante para nós, estudantes e professor da Pedagogia, por estar completamente dentro do nosso tema e interesse.




Qualquer dúvida, entrem no site do CCBB DF:






                ( no site tem o horário dos ônibus gratuitos que vão para o CCBB, eles inclusivem passam na UnB. =] )




Então é isso gente, aproveitem e me digam depois o que acharam!


Até o próximo post ;*